sexta-feira, 2 de novembro de 2012

12º DIA 02 NOV: EL CHALTÉN








DIÁRIO DE VIAGEM
  
            Este dia foi para passeios em El Chaltén – a capital nacional de trekking. El Chaltén é uma pequena cidade, no final de um vale, encravada entre várias montanhas, com picos altos, cujos mais famosos são o Monte Fitz Roy ou Chaltén, que quer dizer vulcão, na língua indígena local, que tem 3405 metros e a Torre, uma montanha com vários picos, tendo o mais alto, 3102 metros.

            A cidade é pequena, repleta de hotéis, hospedarias e cabanas, tem várias lojas de material de montanhismo, restaurantes, agencias de turismo, supermercado, lavanderia etc. Tudo preparado para apoiar as milhares de pessoas de todo o mundo que vem caminhar e desafiar a montanha. No entanto, aqui não pega celular, a internet é muito fraca e a maioria dos locais não aceita cartão de crédito, obrigando o turista a se planejar direito e trazer uma boa quantidade de dinheiro em espécie.
            Quando iniciamos o planejamento da nossa viagem, tivemos dificuldade de encontrar informações claras e completas que nos permitissem montar os nossos passeios, saber exatamente o que tinha para fazer no local, etc. Propus-me então a colocar aqui as informações da forma mais completa possível para ajudar os futuros viajantes.
            Logo na entrada da cidade há um posto de informações dos Parques Nacionais Argentinos, que abrange vários parques por todo o país, inclusive esta área, que pertence ao Parque Nacional dos Glaciares. Ali há uma explicação sobre o Parque, o que tem para fazer (as trilhas), os cuidados com o parque como, por exemplo, cuidado com fogo, lixo etc. e recebemos um mapa de toda a área, com os pontos de interesse, distância e tempo de cada caminhada.


Foto
            A primeira trilha (em espanhol = sendero) era uma que sai logo ao lado da Administração de Parques, que leva ao Mirador dos Condores (1,5 km) e ao Mirador das Águias (2 km). O primeiro mirador permite uma boa vista de El Chaltén e o segundo, do Lago Viedma que fica logo ao lado. Embora sejam subidas, não são íngremes (o desnível é de 100 m), e entre o primeiro e o segundo, o trecho é bem plano. Nós fizemos as duas em 1:40 hs, em um passo lento e parando para fotos e filmagens, e segundo nosso GPS o percurso total foi de 5,22 km.


            Além dessa trilha, há as seguintes opções:
TRILHAS
DISTANCIA (só ida) (km)
TEMPO APROX. (h:m)
DESNÍVEL
(metros)
OBSERVAÇÕES
Para o Fitz Roy

Mirador
6
1:30
350
Ideal p/  quem fica só 1 dia
Laguna Capri
7
1:45
350
Ideal p/  quem fica só 1 dia
Laguna de los três
12,5
4:00
750
Íngreme, perigosa com vento e chuva
Piedras Blancas
12
3:30
450
Pouco íngreme, boa visão do glaciar
Poincenot
9,5
2:45
350
Ultima vista da montanha
Rio Blanco
10
3:00
350
Acampamento para escaladores
Para A Torre

Mirador da Torre
5
1:15
250
Ideal p/  quem fica só 1 dia
Laguna Torre
11
3:00
250
Excelente vista da torre
Mirador maestri
13
4:00
300
Vista do glaciar Grande. Muito vento.
De Agostini
10
2:45
250
Acamp. base do Rio Fitz Roy
Outras

Mirador do Condor
1
0:45
100
Boa vista de el Chaltén
Mirador das Águias
2
1:00
100
Boa vista do Lago Viedma
Pliegue Tumbado
12
4:00
1000
Excelente vista panorama quando o tempo está bom
Laguna Toro
15
7 km
500
Caminhada de 2 dias – registro obrigatório
Chorrillo del Salto
4
1:00
-
Mais curto e mais fácil
Piedra del Fraile
6
2:00


No Lago do Deserto (37 km)

Glaciar Huemul
2
1:00


Punta Norte
14
5:00


Lago O’Higgins (Chile)
15
5:00



          As distâncias são só o percurso de ida, saindo de El Chaltén, exceto as que são no Lago del Deserto. Esse lago fica a 37 km de Chaltén e no caminho há acesso a algumas trilhas bem como algumas hospedarias e campings. Nas trilhas mais longas, há acampamentos para os trilheiros dormirem. Não há acesso de carros para as trilhas do Fitz Roy nem da Torre.
           Tanto na Administração dos Parques quanto no escritório de Turismo (Informações) eles dão mapas com as rotas, distâncias etc... No escritório de turismo também se pode contratar passeios, inclusive para El Calafate e Puerto Natales, tirar dinheiro no caixa automático, pegar ônibus etc.
            Hoje o dia amanheceu ventando muito – aliás, é o que mais tem aqui. Depois o tempo ficou feio e choveu bastante – pensamos que não ia dar para fazer nada. Mas ai abriu um lindo sol e pudemos fazer as nossas trilhas. O vento diminuiu, mas no final da tarde voltou a ventar forte. A montanha continua encoberta e não conseguimos ver nem o Fitz Roy nem a Torre – a previsão é continue assim no fim de semana.
Foto


            Durante as nossas trilhas de hoje vimos vários condores sobrevoando a montanha, mas eles voam muito alto e não pudemos ver muito bem. Também vimos vários outros pássaros, e mais nada. Aqui no hotel em frente tinha duas lhamas deitadinhas, e com arreios – acho que para passear com crianças. Fui lá bater fotos e elas nem me deram bola!!! Aqui na região, o animal símbolo da área, é o HUEMUL, um tipo de veado (acho que é o igual ao Bambi, que por sinal foi filmado na Ilha Vitória, em Bariloche) – mas não vimos nenhum.
Foto




            Agora no jantar optamos por ficar na nossa cabana e comprar pizza e vinho para comer enquanto trabalhamos nos nossos Diários de Viagem, mas a Internet wifi não esta ajudando. Está muito lenta e toda hora sai fora. Está muito difícil atualizar os blogs nesses últimos dias. Por isso temos postados os textos sem fotos e somente no dia seguinte é que conseguimos postar as fotos. MUITO LENTO!!! (são 256 kb a ligação do hotel).
            Amanha continuamos por aqui – acho que vamos até o Lago do Deserto e depois fazer a trilha das Piedras blancas. Tudo isso se o tempo permitir!

Um comentário:

  1. Fitz Roy se nao me engano era o comandante do navio Beagle do Darwin que esteve em todo canto por ai preparando o famodo livro A Origem da Especies. Argentino adorava os ingleses. Hoje...
    Adriano

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.