sábado, 3 de novembro de 2012

13º DIA 03 NOV: EL CHALTÉN


DIÁRIO DE VIAGEM

            O nosso passeio de hoje foi prejudicado – como previsto, passou o dia inteiro chovendo, variando de intensidade, e ventando como sempre. Embora o termômetro acusasse 8 graus, a sensação térmica era bem mais baixa. A montanha continuou encoberta e nada de ver os picos – vamos ficar só nos postais... Ou talvez, um dia quem sabe, a gente volte por aqui para fazer outras caminhadas. A cidade é pequena, simples, mas o local é agradável e tem muitas opções de passeios. Pena que seja tão longe.


  
            Como opção nos restou ficar no nosso hotel, Complejo Turístico Lo de Tomy, que é um apart-hotel e é bem amplo – no térreo tem uma sala/cozinha equipada, lavabo, e uma bicama que poderia abrigar crianças. No primeiro piso uma suíte completa. Aproveitamos para colocar em ordem nossos arquivos, nossos registros, nossos planejamentos, etc... Na verdade, após 12 dias de atividades, mesmo tendo sido muito tempo no carro, estávamos cansados e a parada foi boa para recompor as energias.


  
            Saímos para almoçar aqui perto, no Parrilla Mi Viejo, e encaramos um cordeiro patagônico que estava delicioso – espero que ele não fique berrando a noite inteira. A carne era muito macia e sem aquele gosto forte dos nossos cordeiros no Brasil. Depois fomos telefonar para os familiares – a única coisa que achamos barato até agora – pagamos apenas 10 pesos (cerca de R$ 4,30) por três telefonemas – em torno de 0,89 pesos por minuto. Também compramos camisetas, um bastão de caminhada para mim e um termômetro (outro para a coleção do Beto!!!), assim podemos ver a temperatura antes de sair.
Foto


            No geral, gostamos muito daqui. Para quem gosta de natureza, caminhadas etc., é um bom lugar para vir passear. Lá de cima do Mirador que fomos ontem, ficamos apreciando o local e a grandiosidade do que nos cerca e pensando como somos pequenos e indefesos diante das forças da natureza. Aqui impera o silêncio, cortado apenas pelo assobio do vento, o balançar das folhas e o ruído da água dos riachos. Podemos ouvir nossos próprios pensamentos. Caminhar nas trilhas nos faz sentir bem, tanto física quanto mentalmente. Podemos dar asas à imaginação, organizar nossos pensamentos, traçar planos. Acho que a boa oxigenação do cérebro ajuda a pensar melhor. Ao redor muitas árvores, pássaros, enormes montanhas, enfim uma enorme sensação de paz. Acho que gostaria de voltar...
Foto


            Amanhã, pé na estrada de novo. Rumo a El Calafate onde encontraremos os amigos Dailson, Viviane, Ângela e Mackrodt que irão se juntar a nós e nos acompanhar neste percurso até o fim do mundo - Ushuaia.


Foto


               Só para finalizar, temos utilizado bastante o sistema de caixa eletrônico (cajero automático) para saque de dinheiro cash em Peso Argentino, porque muitos estabelecimentos não estão aceitando cartões de crédito, só em "efectivo" (restaurantes, postos de gasolina, supermercados, lojinhas, etc...). Quando eles aceitam fazem um desconto muito grande para o pagamento cash, acreditamos que tem ligação com a crise financeira da argentina, e aí todos querem dinheiro vivo e não querem pagar nada para os cartões de crédito. Já estamos sacando com antecedência porque o limite é de 1.000 Pesos por dia, por cartão. Desta forma estamos prevendo um gasto diário e sacando os recursos na Rede LINK, que diferentemente do que no Brasil, existe Rede LINK em vários bancos, Federais e Estaduais. Esta rede tem sido a que melhor nos atendeu e que possui mais cajeros automáticos. Eu tinha informação de outras redes de ATM, mas a LINK foi a melhor, mais rápida e em maior quantidade.

Um comentário:

  1. Esse silencio com o ruido do vento, das folhas e da agua. Que coisa gostosa.
    A imensidao la fora.
    Aproveitem. Perito Moreno e hipnotizante. Adriano

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.