sábado, 10 de novembro de 2012

19º DIA 09 NOV: PUNTA ARENAS – USHUAIA (620 km - 10:45 hs)

DIÁRIO DE VIAGEM
  
Foto
            Hoje, iniciamos a segunda metade de nossa viagem. Já andamos 8.500 km. Nosso destino, o FIM DO MUNDO. A jornada não seria muito longa, mas incluía uma travessia no estreito de Magalhães em Punta Delgada. Há uma travessia a partir de Punta Arenas para Porvenir, que tem um caminho muito mais curto, mas a travessia é mais demorada – 2:30 h – e com frequência é cancelada devido ao vento excessivo, além de ter poucos horários ao dia. Optamos por Punta Delgada, que tem vários horários e dura apenas 20 minutos.

            O dia amanheceu frio, chuvoso e com muito vento. A primeira travessia de barco era as 10 h – chegamos antes disso, mas eles atrasaram. Por fim saímos e logo chegamos ao outro lado. A balsa é muito simples, não tem lugar fora do carro. Pagamos 13.900 pesos chilenos pelo carro, independente do número de passageiros. Seguimos adiante por uma estrada de rípio, por uma área inóspita a não ser por milhares de carneiros e alguns guanacos. Atravessamos a fronteira em San Sebastian – fizemos alfandega e aduana de ambos os lados. Os argentinos, como sempre, antipáticos.

            A propósito, observamos que por todos os lugares, com raras exceções, os argentinos são estúpidos, e nada prestativos. Tratam-nos mal, como se nos fizessem um favor. No Chile, ao contrário, as pessoas são bem mais amáveis e simpáticas.

            Já perto de Ushuaia passamos pelo Lago Fagnano (ou lago Khami, que quer dizer grande na língua indígena) e pelo lago Escondido, mais bonito ainda. Há um local de observação onde paramos para fotos e onde havia uns cartazes falando sobre essa área – antigamente a Ilha Grande da Terra do Fogo era contígua com o continente, mas como está sobre as placas tectônicas sul-americana e Scotia, separou-se há milhões de anos. O lago vai do lado argentino até o lado chileno. Em torno do lago já é possível ver as montanhas finais da Cordilheira dos Andes que chegam até o lado de Ushuaia.

            Por fim, chegamos ao “Fim do Mundo”. Aqui vamos ficar uns 4 dias. Vamos fazer um passeio de barco pelo canal de Beagle e ir até uma pinguineira. Por falar em Pinguim, temos um novo passageiro no carro – o Leopoldo – que vai nos acompanhar já que agora em Ushuaia nossos amigos nos abandonam e voltam ao Brasil.


            Nosso hotel é o “Rosa dos Ventos”, um hotel simples, porém aconchegante, perto do centro, com uma boa vista do porto. Como a cidade é montanha acima, o hotel tem vários andares, inclusive um para baixo.


            Saímos para jantar no Placeres Patagônicos, que oferecia comida local de vários tipos – carnes, peixe etc., mas não curtimos muito – o goulash de carneiro ficou berrando a  noite toda.
            Amanhã, passeio de barco no Canal de Beagle – espero que o tempo ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e comentário.