sábado, 10 de novembro de 2012

20º DIA 10 NOV: USHUAIA – A CIDADE DO FIM DO MUNDO

DIÁRIO DE VIAGEM

            O dia amanheceu muito bonito – sol, céu azul, pouco vento – ajudando o nosso passeio a ser um sucesso.

            Ushuaia, ou “baía que penetra até o poente” na língua dos nativos Yamana, que é o nome da baía e da cidade. Dali partiríamos pelo Canal de Beagle pelas ilhas para ver a fauna local. Há dois tipos de passeio – um que vai até a pinguineira, que dura 6 horas (custa 400 pesos) e o outro que fica só nas ilhas mais próximas e dura 3 horas (custa 270 pesos). Há também a opção de uma ida de ônibus até a Estância Haberton, de onde se vai até a Ilha Mirtillo e se faz uma caminhada de 1 hora com os pinguins.
 


   

            Dirigimos-nos ao Porto e tomamos o barco. À medida que nos afastávamos, íamos vendo a cidade que se estende pela montanha e ao longo da orla. De um lado montanhas nevadas, o final da cordilheira do Andes, com o pico dos Cinco Irmãos.
 

 

 

          O barco, um catamarã, se dirigiu primeiro à Ilha Alice onde avistamos uma colônia de lobos/leões marinhos deitados ao sol – fizeram algumas gracinhas para nós... 
 

        Dali, seguimos para a Ilha dos Pássaros onde estavam milhares de cormorões, um “primo” dos pinguins, mas que têm a capacidade de voar. Mais adiante, outra ilha repleta de leões marinhos. Esses animais fazem colônias com cerca de 10 fêmeas para cada macho. O macho é bem grande e tem uma “juba” ao redor da cabeça/pescoço. As fêmeas são bem menores. Ficam o tempo todo se empurrando, passando um sobre o outro, fazem barulhos estranhos...
 
           Continuamos pelo Canal em direção leste, e chegamos ao Farol Les Eclaireurs  e depois passamos em frente a Porto Williams, na margem direita, que pertence ao Chile, onde eles têm uma base militar. Aliás, a divisa entre os dois países fica no meio do canal. 
 


            Chegamos então à Ilha Mirtillo onde havia uma pinguineira – ali avistamos os pinguins na praia, com seu andar balançante, entrando e saindo da água, deitados ao sol etc... São muito engraçados esses bichinhos.
 



 


            Os pinguins vivem nas águas geladas da Antártida. Não há pinguins no hemisfério norte. No período de reprodução eles vem para a terra onde acasalam e a fêmea põe dois ovos que são chocados por ela e pelo macho por 14 dias. Após o nascimento, as penas do “bebê” não são impermeáveis e eles precisam ficar em terra, e são alimentados pela mãe. Quando trocam as penas, podem ir para a água. Os pinguins adultos então ficam cerca de dois meses no mar se alimentando bem, se preparando para a troca anual das suas penas. Nesse período, por se tornarem permeáveis à água, precisam ficar em terra, onde não se alimentam. Quando trocam tudo, voltam ao mar. Anualmente, voltam ao mesmo ninho, no mesmo lugar, com a mesma parceira para nova reprodução.

           A volta do passeio foi cansativa, pois demorou cerca de 2 ½ horas, com vento de proa e mar revolto. O barco balançou bastante, nos deixando enjoados. Aliás, nesses últimos dias andamos de barco pelos próximos 5 anos!!!

           Agora, vamos jantar em algum lugar que sirva frutos do mar. Quem sabe uma centolla!
           Amanha nossos companheiros retornam ao Brasil e nós prosseguimos, já voltando, por mais 16 dias.

3 comentários:

  1. Parabens! Chegaram ao fim do mundo.
    Facam um brinde por mim a voces, as longas viagens, a lindissima Patagonia.
    Vcs estao verdadeiramente no sul. Fim da longa estrada que vai do Alaska ate o Ushuaia. Grande abraco.

    ResponderExcluir
  2. Que maximo o fim do mundo! Estou adorando o roteiro, acompanhando o blog e ansiosa por mais fotos. Tb desejando todos os dias que sejam ainda mais bonitos e inesqueciveis! Boa viagem! Um beijo, Mariele, Lucio, Davi e Stella

    ResponderExcluir
  3. Uma viajem linda em compania de pessoas maravilhosas.Isto não tem preço!!!!Parabéns e muitos bjs para vcs.Angela Ornellas

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.