domingo, 11 de novembro de 2012

21º DIA 11 NOV: USHUAIA – PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO

DIÁRIO DE VIAGEM

Decidimos dormir até mais tarde – estávamos cansados de tanto acordar cedo, seja para os deslocamentos, seja para os passeios. Nosso dia hoje seria aqui por perto, caminhando no Parque Nacional da Terra do Fogo.
            Deixamos nossos amigos, Dailson e Viviane no aeroporto e seguimos adiante pela Ruta 3 até o seu final – onde é considerado, o fim do mundo. Essa estrada é o final da Ruta Pan-Americana, que vem desde o Alasca até aqui.

Entramos no Parque – logo na entrada pagamos uma taxa de 60 pesos e recebemos mapa e um folder com informações. Então nos dirigimos ao Centro de Visitantes Alakush para pegar orientações sobre as trilhas. Há algumas trilhas mais longas, mais difíceis e, em outra área, bem na orla da Baía de Lapataia, várias trilhas mais curtas, que foram as que escolhemos.

O dia estava lindo – céu azul, temperatura em torno de 14 graus, sem vento. Andamos no meio de um bosque de lengas, coigos e nires, ouvindo o canto dos pássaros.

Foi lindo. Costeamos a baía de Lapataia, depois subimos até um mirante para uma vista geral e depois caminhamos na mata até a trilha dos castores, mas não vimos nenhum castor. No total, foram 6,6 km como está marcado no mapa do início do diário, feito pelo nosso GPS de mão, GARMIN 60 CSx.  Almoçamos no caminho - fizemos um piquenique olhando a baía e os patos que também faziam seu lanche.

Voltamos exaustos!
            Uma coisa boa que observamos é que a nossa roupa, com calça comprida e camisa de manga longa impermeáveis, nos protegia dos galhos, dos mosquitos etc. A trilha também estava um pouco enlameada, mas com as botas isso não importava. Aproveito então para falar um pouco de roupas. É importante usar roupas e calçados adequados ao tipo de passeio e temperatura. Como nessa região o clima muda muito rápido, e há alternância de chuva, vento etc... É interessante usar roupas impermeáveis, ter casaco aquecido e que sirva para chuva e vento. E usar roupas tipo “cebola”, que vai “descascando” se esquentar. O calçado deve ser confortável e proteger bem os pés, podendo ser tênis ou bota. Nós preferimos as botas porque protegem os tornozelos de entorses. É bom usar uma meia grossa, que protege do frio e também do roçar do calçado. Às vezes é bom um tamanho acima, com uma palmilha, para ficar mais macio. Na mochila, levar gorro, luvas, e, dependendo da previsão do tempo, mais agasalhos.

Também é bom ter sempre na mochila água e lanches para as necessidades. Às vezes não é fácil encontrar comida de boa qualidade.
              Bom, agora vamos arranjar um lugar para jantar. Quem sabe uma casa de massas!!!