quarta-feira, 14 de novembro de 2012

23º DIA 13 NOV: USHUAIA – RIO GALLEGOS (580 km – 8:27 hs)

DIÁRIO DE VIAGEM

O dia hoje foi apenas de deslocamento, um deslocamento complicado, pois passamos em 2 fronteiras, não tivemos local para o almoço, abastecimento de combustível restrito e pegamos uma balsa para atravessar o Estreito de Magalhães.
Saímos as 8:00 hs já com a decisão de abastecermos de combustível em Rio Grande, menos de 2 hs após a saída e cerca de 200 km rodados. Era cedo sim, mas o próximo posto de gasolina só viria a aparecer em Rio Gallegos (existe um posto na fronteira em San Sebastian, mas não se tem certeza do combustível).
Outra decisão importante foi a de comprar sanduíches para comer a bordo, haja vista que não se encontra local decente para alimentação até o destino final. Assim fizemos e deu tudo certo e também reduzimos o número de paradas no percurso.


Na fronteira da Argentina com o Chile, dentro da Terra do Fogo em San Sebastian, fizemos as aduanas separadas, gastando cerca de 25 minutos no total. Na fronteira do Chile com a Argentina já no continente as aduanas estão unificadas e faz-se as duas ao mesmo tempo e gastando cerca de 20 minutos. O Chile sempre inspeciona o carro, inclusive o bagageiro, a Argentina não.




A travessia em si do Estreito de Magalhães foi bem rápida (15 minutos), contudo o tempo perdido desde a nossa chegada no lado sul, espera do barco, até o desembarque no lado norte foi de 1:10 h. Paguei o transbordador com parte em dinheiro chileno e parte em argentino. É comum, sem problemas, mas o câmbio não é dos melhores.
 


  


Por último as informações sobre as estradas. Quando asfalto ou concreto elas estão excelentes, quando andamos os 117 km de rípio (entre San Sebastian-Chile e Cerro Sombrero-Chile) também estavam em boas condições para rípio, claro que andamos com cuidado e mantivemos 60/70 km/h. Acreditamos que em mais 6 meses estará tudo asfaltado.
Chegamos em Rio Gallegos logo após as 16:00 hs e aproveitamos a luz do dia para fazer um city tour de carro pela cidade e comprar uns alfajores da “Abuela Goye” para levarmos de lembrança para amigos e parentes.

Jantamos em um bom restaurante (Roco), mas por via de dúvidas pedimos dois Lomos grelhados, "sin salsa".
Amanhã temos um longo dia pela frente com 710 km para Caleta Olívia. Ainda bem que é pelo asfalto na Ruta 3.
Bom, até amanhã!

Um comentário:

  1. Num dos torpedos que enviei na véspera da viagem de vocês informei que usamos, no nosso regresso, o posto da YPF em Tolhuin que fica na beira da estrada (aprox 100km ao norte de Ushuaia). Nos surpreendemos que, apesar do aspecto externo ruim, era bem estruturado e limpo. Até os banheiros eram bons. Foi bom ter usado pois assim evitamos entrar naquela cidade horrorosa de Rio Grande usando o by-pass que, além de ter bom asfalto, nos reduziu o tempo de viagem até o Estreito.
    Achei importante deixar registrado para futuros viajantes.
    Já estamos com saudades da nossa aventura.
    Abração,
    Mac

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.