quinta-feira, 15 de novembro de 2012

24º DIA 14 NOV: RIO GALLEGOS - CAMARONES (1029 km - 9:20 hs)





DIÁRIO DE VIAGEM

                   Nossa etapa de hoje seria relativamente curta, portanto optamos por sair um pouco mais tarde. Deixamos Rio Gallegos às 8:45 e voltamos à Ruta 3 para o norte. No entanto, a estrada estava muito boa e quase sem trânsito. 

Um mega retão... Vimos então que chegaríamos muito cedo a Caleta Olivia e que seria possível irmos mais adiante. Não havia muitas opções – Comodoro Rivadavia era só mais 75 km à frente e queríamos mais. Ao mesmo tempo, descobrimos também que a pinguineira de Punta Tombo, que na literatura dava a entender que era na Peninsula Valdez, na verdade era bem antes. Achamos então um vilarejo chamado Camarones, no litoral, uma vila pesqueira e que por milagre tinha um hotel e decidimos vir para cá. Amanhã seguiremos por estradas secundárias no litoral até Cabo dos Bahias para ver os pinguins e depois seguiremos para o nosso outro objetivo, Porto Pirâmides na Península Valdez.

            O trecho pela Ruta 3 na província de Santa Cruz e depois na de Chubut é muito, mais muito, deserto! Uma estrada reta enorme, cercada de NADA... As vezes há placas sinalizando para uma “cidade” e na verdade é apenas uma ou duas casas, ou uma estância. Raramente cruzamos com outro carro. Na estrada, absolutamente nada de apoio. O terreno totalmente plano, sem vegetação a não ser pelos “coiróns” aqueles tufinhos verdes. De vez em quando, um paredão de pedra corta o horizonte perpendicular à estrada e na sua base há um rio. Nas proximidades do rio encontramos alguns “oásis” com uma mini cidade, como por exemplo, Comandante Piedrabuena, onde há um complexo turístico, provavelmente para atividades de pescaria no rio, e também vimos uma boa estrutura do Exército Argentino, me pareceu um Regimento de Cavalaria Blindada.


Foto








            Foto



Embora sendo tudo tão deserto, na verdade há fazendas de criação de carneiros e de “ñandu” (emas). Há também uma grande quantidade de guanacos a beira da estrada. Vimos até um morto, provavelmente atropelado.

Foto

            Em Caleta Olivia a estrada se aproxima do mar – o mar é verde claro, tem algumas ondas, mas a praia é de “cascalho”!!! Tem rípio até na praia!!! E, aparentemente, a orla não é muito valorizada, pois não vimos nada interessante na “beira-mar”. Isto vale também para Comodoro Rivadavia, onde há morros de areia grossa marrom que vão até a beira do mar. Nessa cidade, tem-se a sensação de estar em uma enorme “pedreira”, com esses morros se alternando com grandes depressões onde estão as ruas e casas, meio desorganizadas. Muito estranho. Contudo a cidade é de um bom tamanho.

            Nosso hotel em Camarones foi encontrado no meio da viagem  pela internet no site www.welcomeargentina.com.ar e pareceu  interessante. No entanto, triste ilusão – uma porcaria e tudo caro! Pagamos R$ 200,00 pelo hotel de meia estrela e R$ 150,00 para um jantar sem vinho, sem sobremesa e sem cafezinho. A gente deu bobeira hoje – exageramos na dose (andamos mais de 1.000 km) e viemos para um lugar sem nenhuma estrutura. Não se pode ganhar todas, mas já temos tempo suficiente de estrada para não errar assim. Imperdoável!

            O visual aqui é até bonito, uma baía calma, mas a praia não tem areia, a cidade é muito ruinzinha e não tem infraestrutura para apoiar o turismo. Só espero que a gente veja bastante pinguim para compensar o sacrifício.

            Aqui na cidade tem pesca de salmão branco, de mar, diferente do rosa, e tem até espinha. Nao tem nada a ver como o rosa. E na cidade tem uma festa nacional do salmão e um "monumento ao salmão desconhecido" kkkkkk

Foto


            Na hora que saímos caminhando pela cidade encontramos dois cachorros simpáticos que nos acompanharam até a volta.
            A propósito da Ruta Nacional 3, que vai de Buenos Aires até o “fim do mundo”, e é a principal ligação norte-sul daqui, é uma estrada com um asfalto muito bom, mas como as outras, não tem acostamento, às vezes nem tem sinalização. Como as demais, não se vê postos de serviço na estrada, apenas perto das cidades. No entanto, aqui há bem mais tráfego de caminhões do que nas outras que já passamos.
            Amanhã vamos ver os pingüins de manhã e seguir, imediatamente, para a Península Valdez. O problema é que o nosso "lindo hotel" somente serve o café a partir das 08:30 hs da manhã, pode?

Um comentário:

  1. Boa sorte pra vocês!Espero que vejam muuuiiitos pinguins; a família inteira do Leopoldo!!! Beijos e sigam com Deus!
    Viviane e Dailson


    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.