sábado, 17 de novembro de 2012

27º DIA 17 NOV: PUERTO PIRÂMIDES – AS BALEIAS

DIÁRIO DE VIAGEM

            O dia não amanheceu tão bonito quanto ontem, embora tivesse sol, mas com algumas nuvens. A temperatura estava em torno de uns 19 graus, mas de vez em quando soprava um vento frio cortante. Ficamos com medo que atrapalhasse o passeio de hoje – “Em busca das baleias”... um dos objetivos mais significativos dessa viagem.
            Saímos pela vila passeando, demos uma volta pela praia, depois de nos certificarmos que o barco sairia como previsto. Subimos nas pedras em torno da praia e até avistamos, ao longe, uma baleia fazendo evoluções, que logo foi aproximada por um dos barcos que estavam no golfo.



Foto


Foto


Foto



            Almoçamos cedo, nada pesado para não passar mal no barco, e às 13 horas nos apresentamos na companhia “Southern Spirit” com o nosso voucher e nossos passaportes para fazer o pagamento de 370 pesos argentinos por pessoa. As 13:15 hs, colocamos os coletes salva-vidas, deslocamos para o barco e as 13:30, suspendemos!
            O barco navegou bastante, se afastando da costa, indo para perto da entrada do golfo, em busca das baleias. Já estávamos ficando desanimados... será que não íamos ver as baleias???
 






         Quando de repente as avistamos. Uma mãe com o filhote! Aquele animal imenso, colocando a enorme cabeça para fora da água, e o filhote acompanhando sobre seu dorso, ou dando pulos e mergulhando de novo. O barco se aproximou mais e diminuiu a velocidade, acompanhando a sua movimentação. Ficamos ali um bom tempo admirando, e ela parecia saber disso, pois ficava subindo e descendo, jorrando água, mostrava a cauda aberta, e o filhote deu uma série de saltos para fora da água. 




Depois apareceu mais outra. Após muitas fotos, filmagens, começamos a retornar. Como havíamos nos afastado muito, o barco veio rápido e todos tomamos um “banho” com a água fria e salgada do golfo.
            As baleias que aparecem por aqui são do tipo franca austral. Elas moram na região pré-antártica, onde se alimentam de krill. Em agosto elas viajam para as águas menos frias do Golfo Nuevo, na península Valdez, e também vão à costa do Brasil, em Santa Catarina. Ali elas acasalam, e no ano seguinte voltam para dar a luz. Elas medem de 10-16 metros e chegam a pesar 40-50 toneladas, sendo o macho menor que a fêmea. Como característica apresentam umas calosidades na cabeça, que as definem, são como uma “impressão digital”, permitindo identificá-las. Após ter o bebê, elas ficam aqui uns cinco meses, amamentando o filhote até que ele tenha tamanho e gordura suficiente para voltar à antártica. Eles mamam cerca de 120 litros de leite por dia. E nesse período todo, a baleia não come nada, pois ela só se alimenta de krill, que não existe aqui. Agora em novembro elas já estão indo embora.
            Foi uma experiência muito emocionante... era um desejo antigo; acho que quis fazer isso depois de ver aqueles filmes da National Geographic. Ver baleias e pinguins. E, aqui na península, é o melhor lugar, pois é possível ver ambos, na mesma época. Aqui também se reúnem vários outros animais. As orcas aparecem na Punta Norte, mas só a partir de dezembro. Ontem vimos a colônia de elefantes marinhos, e aqui há a maior colônia continental do mundo, pois nos demais lugares eles se reúnem em ilhotas pelo mar. Aqui na península sempre tem pesquisadores e fotógrafos em busca das melhores imagens e também de estudar a vida desses animais. Aliás, vimos 6 campers/motohomes da Holanda, pode? Ainda não consegui falar com eles para saber como chegaram aqui, mas de qualquer forma, foi chão! Vimos também vários outros da França, EUA e Alemanha.
            Agora a noite vamos jantar no The Paradise, um restaurante aqui perto onde recebemos um “cupón de descuento” do hotel no valor de 10%.
            Amanhã seguimos viagem – temos mais nove dias pela frente até chegar em casa. Entretanto, ainda vamos jantar com dois Adidos e esposas (Argentina – Cel Carlos Eduardo e Uruguai – Cel Roger), passear e conhecer Montevideo, rever nosso filho Gilberto e nossos amigos Dayse e Chaves em Porto Alegre, além de conhecer a nova moradia dos nossos amigos Ramon e Sônia em Curitiba.

Missão cumprida!!! Isto é, OBJETIVOS ATINGIDOS!!!

6 comentários:

  1. valeu, maravilhosa viagem! Bom regresso.
    Gro e Man.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Fiquei uma tres horas naquele ponto das orcas mas nao apareceu nehuma, isso em Abril, faz uns quatro anos. Nao era epoca dessas baleias ai, se nao teriamos ido atras, estavamos com o Mounir a tiracolo. Ficamos dois dias em Puerto Madryn. Ai entregamos o carro e pegamos o voo de volta em Trelew. Acho melhor ver baleia que leao, provavelmente mais grandioso, ainda chego la! abraco, e aguardo sua volta, billy

    ResponderExcluir
  3. Impagável. A Dani já está "convocada" a seguirmos esse roteiro em breve. Continue Brigadeiro, estamos anotando. Um abraço e divirtam-se muito.
    Dani e Caputo

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, abraço, Peres

    ResponderExcluir
  5. Essas baleias gostam de aparecer em Laguna, SC, terra da Anita Garibaldi onde vocês talvez passem ao largo na volta. Belíssimo local também. Essas baleias tem bom gosto...
    Ainda tem um longo caminho de volta pela frente. Longas retas ainda, beirando o Atlântico e pouco movimento até chegar mais perto de Buenos Aires. Boa viagem e continuem aproveitando.
    abraço, Adriano

    ResponderExcluir
  6. É amigos, objetivos atingidos!
    Concordo com o Billy: ver baleias é grandioso! Acho de fato que foi um momento único, o ponto alto da viagem! Belas fotos! Lógico: fora nossas simpáticas presenças por aí!
    Agora é pé na estrada, jantar com amigos, lamber cria e chegar em BSB.
    E o pneu? Está ainda com o furado e consertado? Valente ele!!!
    Fernanda me mostrou a "declaração de amor" postada no Face! Muito agradecemos a gentileza. Vocês fazem falta por aqui!!!
    Abraços e boa viagem,
    Dailson e Viviane

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.