quarta-feira, 21 de novembro de 2012

31º DIA 21 NOV: MONTEVIDÉU

DIÁRIO DE VIAGEM

            Ontem tivemos um delicioso jantar em ótima companhia na casa do Adido Aeronáutico. Estavam lá o Cel Roger e Ceicinha, o Adido do EB e esposa e o Adido Naval e esposa, além da linda filha do Cel Roger. Foi muito bom. (Levamos a fotográfica, falamos que íamos fazer fotos e esquecemos... Roger, nos desculpe).
        Hoje fizemos um City Tour (USD 28,00) para conhecer Montevidéu. O ônibus circulou pelos principais pontos de interesse da cidade com uma guia explicando tudo. O Uruguai é um país pequeno, com apenas 3.300.000 de habitantes.  
  

          A cidade de Montevidéu se localiza nas margens do Rio da Plata, tendo inclusive várias praias de rio. A água do rio embora limpa tem uma cor escura, não sendo muito bonita. A orla – la rambla – se estende por 18 km e tem vários prédios bonitos, lembrando o Rio de Janeiro. Por toda ela há um calçadão, alguns restaurantes, aparelhos de ginástica etc. A cidade é dividida em cidade velha, onde tudo começou, e a cidade nova.

   

   
 


 

          O tour passou pela Plaza da Independencia onde ficam o Palácio do Governo, a sede antiga e a nova, o Teatro Solis e uma porta, que era uma das portas de entrada da cidadela murada da época da fundação.
        Passamos por vários parques, pelo Estádio Centenário e também pelo prédio do Congresso, um prédio muito bonito e imponente todo feito em mármore, em estilo neoclássico italiano.
 
 

            A cidade é bem arborizada, veem-se muitos tipos de palmeiras, e de jacarandás floridos, tem alguns bairros com boas residências, mas achamos um pouco suja.


            Ao final do tour ficamos no Mercado do Porto, onde há uma enorme concentração de restaurantes e lojas de artesanatos para turistas, onde almoçamos. Ali tomamos um drink típico – médio a médio – que é uma mistura de espumante e vinho branco. A sobremesa também foi bem diferente – uma panqueca de maçã com sorvete. A panqueca é diferente do que fazemos no Brasil, não é um crepe como pensamos; na verdade é uma massa mais leve, aberta, com rodelas de maçã e calda caramelada. Muito boa.



            Amanhã se Deus quiser... BRASIL !!! Seguimos rumo a Porto Alegre. Comeremos um feijão com arroz, já encomendado na casa da Dayse e do Chaves, nossos anfitriões – ai que saudade. Na Argentina e Uruguai os acompanhamentos são à base de batata e abóbora, fritos, em purê, ao forno etc... dificilmente se acha arroz e quando se acha, não é bem preparado. Feijão, nem pensar. O café na maioria das vezes é ruim. Não sei por que o Brasil não investe na divulgação dos nossos produtos por estas bandas. Com tanta carne/parrilla/assados que eles comem, ensiná-los a comer farofa seria um bom negócio!!!

            Bom, então até amanhã. Passaremos no free shop do Chuí para comprar a nossa cota prevista e voltaremos a usar o português e o Real. Até!!!

3 comentários:

  1. Gostei das fotos! Não conheço Montivideu!
    Tomou um Tanat, típico do Uruguai?
    Juro que o vinho engordaria menos que esta sobremessa para quatro. Até os auxiliaria a comê-la para não engordar! Se bem que se tivessem em seis pessoas, mataria a fome de todos. Para economizar, só este pratinho de sobremesa já seria um bom jantar!!!
    A essa hora já estão em Palegre ao lado do Gilbertinho!!! Aproveite!!!
    Não se preocupe, pois já comprei nossos Beefeater. Agora seu concorrente, meu sogro, já levou um.
    Abraços e curtam a cria e os amigos.
    Abraços, Dailson e Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Dailson, tomei um ótimo Tanat com o Adido e comprei no Chui alguns beefeater's e tanqueray para nós. Abraços.

      Excluir
  2. Sejam bem vindos. Bela viagem, essa. Fico só com uma dúvida. Teria o jovem e querido casal adquirido algum peso extra nessa maratona? Fortes abraço para vocês. M Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita e comentário.